Reinspecção

Reinspecção de veículos

A reinspecção de veículos efectua-se quando o veículo reprova numa inspecção técnica periódica.

Após reprovação, o veículo dispõe de 30 dias para se apresentar a reinspecção, a qual não requer marcação. Caso ultrapasse os 30 dias, o veículo perde o direito de realizar uma reinspecção e terá de submeter-se a nova inspecção técnica periódica.

A reinspecção deve ser efectuada , obrigatoriamente, no mesmo centro de inspecção onde fez a inspecção. Caso queira escolher outro centro, terá de fazer uma nova inspecção.

A abertura do processo de reinspecção é em tudo igual à abertura do processo de uma inspecção técnica periódica, requerendo os mesmos documentos e estado de apresentação do veículo.

Na realização da reinspecção, são verificadas, novamente, as deficiências registadas na última Ficha de Inspecção, com resultado de reprovada. Contudo, poderão ser detectadas novas deficiências, as quais serão, igualmente, registadas.

Aquando da realização da reinspecção, se as deficiências detectadas aquando da última inspecção periódica não se encontrarem corrigidas (reincidirem), é atribuído o grau acima, se aplicável, e a deficiência é identificada como reincidente.

Caso o resultado da reinspecção seja de reprovado, o Cliente passa a dispor de 15 dias para apresentar o veículo a nova reinspecção sendo que, findo este prazo, terá de efectuar nova inspecção técnica periódica.

4 thoughts on “Reinspecção

  1. Armindo Sá

    Fui com o carro à inspecção em 19.07.2012. Dado que havia uma fechadura que estava avariada e só abria por dentro, foi reprovado.
    Para a reinspecção maracaram a data até 18.08.2012, que foi um Sábado e por isso aprsentei-me no centro no dia 20.08.2012, Segunda-Feira, mas obrigaram-me pagar nova inspecção, com custo de 28,18, quando a reinspecção custaria apenas 7,07.
    Será que fui enganado? Eu não sabia que aquele centro funciona ao Sábado…

  2. Donaldo Inácio

    Sr. Armindo,

    As datas indicadas pelas inspecções, são datas limite; significa por isso, que os proprietários dos veículos devem apresentar-se antes das mesmas. Será escusado frisar que no seu caso, como tal não aconteceu, sujeitou-se ao pagamento de uma nova IPO.

    Mais alerto para o facto de actualmente, as IPO’s poderem ser efectuadas até 3 meses antes do termino da mesma, o que poderá evitar problemas de última hora.

    Espero que o meu contributo possa ter um efeito pedagógico e que de futuro, embora conheça muitas das razões pelas quais as pessoas deixam a IPO para os últimos dias, tais situações não ocorram.

    Donaldo Inácio
    Eng.º Mecânico

    PS: Quando me refiro às IPO’s (Inspecções Periódicas Obrigatórias), tal deve ser igualmente interpretado para as respectivas Reinspecções.

  3. Paulo Rodrigues

    O meu carro reprovou na inspecção com 2 avarias tipo 2(graves), e 1 tipo 1(leve).
    Questão, tenho corrigir tudo, ou só as de tipo 2?

  4. DuRoi

    Olá, o meu veiculo reprovou devido aos gases do escape.

    Pelo que me disseram apresentava valores de 1.05 quando o máximo seria de 1.03.
    Neste centro de inspecções (INSPEZALVES de camarate) chegam a passar carros a “cair aos bocados” se levados pelas mãos de um mecânico passam sempre.

    Portanto apelo ao vosso bom senso, evitem este centro de inspecções.
    Vou lá fazer a reinspecção apenas para não pagar uma nova inspecção e para gozar o pratinho das 2 centésimas..

    E NUNCA MAIS VOLTAREI A ESTE CENTRO DE INSPECÇÕES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *